Um dos desenhos mais procurados e estampados na pele de quem curte a arte das tatuagens orientais é, nos dias de hoje, a carpa. Além das diversas cores, a tatuagem do animal carrega uma forte simbologia vinda das antigas lendas japonesas.
As lendas tratam a carpa como um animal diretamente ligado à força e perseverança – já que, para colocar seus ovos e perpetuar a espécie, precisavam subirem até a fonte do Rio Amarelo (Huang Ho), enfrentando a queda d’água de Longman Falls, ou Portão do Dragão, e ali se transformaram em dragões como forma de recompensa.
Escolhida tanto por homens como por mulheres, é retratada em diversas cores e posições. A carpa voltada para cima, por exemplo, significa os desejos e a força para lutar e alcançar os objetivos. Voltada para baixo simboliza os objetivos e sonhos que já foram realizados. Flores tatuadas junto às carpas simbolizam o caminho a seguir até os objetivos.
Suas cores variadas e toda a crença voltada para sua espécie fazem com que a carpa seja um dos principais peixes escolhidos quando o assunto é a decoração de lagos artificiais em jardins de todo o mundo. Com origem na China, no decorrer do tempo fez com que sofressem mutações genéticas que transformaram sua cor comum – cinza, prateado e dourado – em diversas outras cores. As carpas que sofrem essa mutação têm o nome de Nishigikoi (Koi com pedigree) e se dividem em três principais grupos de cores: o grupo Asagui (azul e vermelha), o Higoi (vermelha) e o Bekko (preta e branca).
A origem das carpas Nishigikoi ocorreu no Japão, na cidade de Niigata, no ano de 781. A mutação entre as carpas ocorreu espontaneamente e também com a ajuda dos criadores da região para alcançarem a mistura de cores e tamanhos.
A partir dessas mutações foi possível criar diversas “raças” de Nishigikoi. Prova disso é que, em 1830, havia somente os três grupos híbridos citados acima, enquanto em 1911 o número chegou a seis variedades e, em 1983, para 13 variedades definidas oficialmente. A título de curiosidade, as carpas Nishigikoi podem medir mais de 75 centímetros – normalmente estas são mais raras e encontradas em exposições pelo mundo. Abaixo você pode ver as 22 espécies catalogadas oficialmente até o ano atual de 2013.
Tatuagem de Carpa
O significado das tatuagens de carpas varia, ainda, de acordo com as suas cores. Abaixo, algumas das mais utilizadas:
Carpa azul e vermelha (Asagui): Escolhida tanto por homens como por mulheres, simboliza a masculinidade e a fertilidade.
Carpa vermelha (Higoi): A cor vermelha é uma das mais utilizadas, juntamente com laranja. A cor vibrante significa coragem e também simboliza o amor.
Carpa preta: Apesar de algumas pessoas ainda entenderem a cor como negativa, a carpa preta simboliza a força e o triunfo durante alguma época de mudanças difíceis.
A transmutação da carpa em dragão também aparece nas tatuagens, sendo incorporados aos desenhos traços de dragão, como bigodes, chifres ou mesmo a cabeça completa do dragão substituindo a da carpa. Também expressa um desejo alcançado, a realização.
Tatuagens de CarpaNa Yakuza
A carpa e todo seu simbolismo de superação e força não estão apenas na pele de quem já passou por adversidades e situações difíceis. Grupos como a famosa máfia japonesa Yakuza utilizam a carpa como símbolo que diferencia um membro de um grupo para outro. Ou mesmo o status de quem a possui também de acordo com a posição, cores e elementos de dragão.
Vale lembrar que os significados de tatuagem publicados são apenas referências, pois cada pessoa tem um significado próprio para sua tatuagem.
Ah, eu não posso opinar muito sobre tatuagem de carpa, já que tenho uma e sou apaixonada nela... rs. Mas pra quem quer fazer tem umas muito lindas que encontrei nesse site aqui, dá pra inspirar e até separar uma pra fazer.
ResponderExcluir