domingo, 12 de outubro de 2014

Proibição de tatuagem e Piercing na Turquia [Tattoo and Piercing ban in Turkey]


O atual primeiro-ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) proibiu tatuagens e piercings –muito populares na juventude urbana — nas escolas do país. O governo diz querer restaurar valores conservadores no país, já para a oposição a medida afronta o estado laico que é uma das bases fundadoras da República da Turquia de 1923 e denunciam como uma ‘tentativa de islamizar o país’. A oposição também afirma ser impossível cumprir o decreto.
A proibição foi publicada no dia 27 de setembro no Diário Oficial da Turquia e proíbe também barba e bigode para meninos e pintar os cabelos e o uso de maquiagem para meninas.

Erdogan deixou claro que, pessoalmente, não gosta de tatuagem. Em julho, o primeiro-ministro Erdogan estava sendo apresentado a um grupo de jovens jogadores do Galatasaray e ao apertar a mão (a partir de 0:35 no vídeo abaixo) do meio-campista Berk Yildiz de 18 anos, diz: “Que não aconteça, mas no futuro isso pode virar inclusive um câncer de pele”.

A Turquia atualmente está mergulhada numa onda de protestos e atendados com os mais variados enfoques, incluindo resistência ambiental, conflitos étnicos e religiosos e na queda de braço entre avançar ou retroceder em direitos civis e liberdades individuais. A proibição às tatuagens e piercings se encontra no meio da disputa política. Não se sabe como e nem se o decreto está sendo cumprido. Acompanhemos.


0 comentários:

Postar um comentário