Niki Norberg é um sueco nascido em Rävlanda, e tatua desde 2001. Em 2007, Norberg passou a trabalhar lado a lado com a renomada artista Heidi Hay, no estúdio Heidi Hay Tattoo, que fica em Göteborg (ou Gothenburg), e juntos organizaram o Gothenburg International Ink Festival. Finalmente, em 2012, Norberg se mudou para outro estúdio de grande reputação, o Wicked Tattoo, de Carl Löfqvist. Seus trabalhos realistas podem ser descritos como, no mínimo, incríveis!
Ironicamente, Niki não considerava a carreira de tatuador, apesar da insistência de seus amigos nos anos 90. Na época, existiam apenas dois estúdios em Gothenburg, mas ele não queria se tornar um aprendiz por acreditar que sua clientela se resumiria a metaleiros, prostitutas e criminosos. Apesar de seus amigos se oferecerem para comprar o material e serem cobaias, o artista preferiu continuar a fazer suas pinturas enquanto frequentava aulas de desenhos para histórias em quadrinhos.
A maior parte dos quadros de Niki eram realistas e era este o estilo que ele gostaria de tatuar, mas, segundo ele, as tatuagens de fotografias não atingiam o mesmo resultado que ele era capaz de conseguir nas pinturas.
Tudo mudou quando ele conheceu o trabalho de Paul Booth; seu nível de sombreamento e a forma como usava os tons de cinza refletiam o que Niki gostaria de fazer com a máquina de tatuagem. Contudo, nos primeiros cinco anos, Norberg tatuava mais estrelas, tribais e letras, a fim de aprender a técnica e ser capaz de colocar suas ideias em prática na pele de outras pessoas.
Procurando pela opinião de um tatuador mais experiente, ele então enviou fotos de seu trabalho para que Heidi Hay desse um feedback e, como resposta, a tatuadora lhe ofereceu um emprego em seu estúdio, perguntando quando ele poderia começar. Três meses depois, Niki estava tatuando no Heidi Hay Tattoo, onde ficou por cinco anos.
Apesar de sua especialidade ser claramente o realismo, o tatuador diz que não se importa em tatuar outros estilos, tendo inclusive um grupo de clientes fixos que só pedem tatuagens old school.
0 comentários:
Postar um comentário