Historia da Tatuagem de A a Z!

Por trás da história da tatuagem podemos nos deparar com mitos, crenças que ao longo do tempo tem gerado discuções em muitos adeptos, apaixonados pela arte.

Curiosidades do mundo Tattoo!

Confira o que rola de mais bizarro e curioso no mundo tattoo, além de informações importantes.

Modelos Tatuadas

Confira ensaios fotograficos das mulheres tatuadas mais gatas da internet em um unico lugar.

As melhores revistas estão aqui!

Agora com mais revistas disponíveis para leitura na tela do seu computador.

Significado de tatuagem

Vai tatuar e esta em dúvida por nao saber o significado? Significados dos mais variados tipos de tatto estão aqui.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Relato de um juiz tatuado [Report of a tattooed judge]


As vezes ainda me surpreendo com o preconceito que a tatuagem ainda sofre no Brasil, principalmente pelo fato de a capacidade profissional daspessoas ainda ser julgada por estas possuírem tatuagens. É tão cômico quanto deprimente ver que um bom profissional pode ser desqualificado em uma entrevista de emprego por possuir uma tatuagem enquanto em outras empresas a tatuagem é ignorada ou até mesmo um ponto a mais para o candidato.
Um texto me chamou a atenção ao ver o relato de um Juiz da 2ª Vara de Penápolis (SP) fala sobre casos que viu a trabalho relacionados a tatuagens e ele mesmo como tatuado expõe o que pensou nestes momentos, leiam abaixo:

Não faz muito tempo que resolvi fazer tatuagens. Não foi uma decisão difícil não, pois achava legal e concluí que não havia, como de fato não há, impedimento algum. Eu queria também provar para mim mesmo que tinha me livrado de uma pitada de preconceito que tinha na época da atividade policial. E talvez ajudasse outras pessoas a desmistificarem certas impressões…
Geralmente a primeira reação de quem toma ciência das “tatoos” é a de surpresa. Afinal, há algum tempo não se cogitava que um magistrado fosse tatuado. Aliás, a sociedade, de maneira geral, atrelava a tatuagem ao delinquente.
O preconceito e a discriminação contra os tatuados estão sendo gradativamente reduzidos. A prática se difundiu e as pessoas estão se acostumando com as tatuagens e se convencendo de que não passam de adornos.

Eu mesmo me perguntei, no dia seguinte ao do início do desenho: será que quem me avistar na rua vai pensar que eu não presto só por causa da tatuagem? Será que ontem eu era pessoa de bem, cumpridora dos deveres, e hoje, apenas por conta do desenho, já não tenho valor algum, já não sou digno de respeito e confiança? Pior que para alguns é exatamente isso…

O grande problema é que as pessoas firmam convicções sobre outras mais pela aparência do que pelo caráter. E é por isso que estelionatários bem trajados e articulados fazem a festa!
Recentemente um candidato ao cargo de soldado PM 2ª Classe foi reprovado porque a tatuagem era maior do que a permitida pelo edital e o tribunal paulista o reintegrou ao concurso (Apelação nº 0030009-93.2010.8.26.001). O mesmo Tribunal condenou quem fez tatuagem em menor de 18 anos sem consentimento dos pais pela prática de lesão corporal grave pela deformidade permanente (Processo 0008522-88.2009.8.26.0070). Mas o objetivo aqui não é estimular ninguém a se tatuar ou alertar para os riscos, pois cada um tem seu livre arbítrio e sabe se poderá ou não sofrer prejuízo, especialmente no campo profissional. Quero apenas relatar situações curiosas que já vivenciei em audiências.
Certa vez, ouvindo um usuário de drogas, queria saber dele se tinha adquirido maconha do réu acusado de tráfico. Ele confirmou. Eu perguntei se tinha sido a única vez e ele respondeu afirmativamente. E assim prosseguimos dialogando: Mas você já sabia que ele vendia? Não, senhor! Ele ofereceu? Também não. Mas então como é que a compra se consumou? Doutor, eu estava na fissura. Entrei num bar e avistei quatro “caras” sem camisa, todos tatuados, e logo pensei: esses caras devem vender o bagulho! Com a insinuação, por parte do próprio usuário, de que só pelo fato de ostentar tatuagens (inclusive no mesmo local em que tenho a minha), os indivíduos poderiam ser traficantes, o escrevente e o promotor discretamente sorriram para mim. Surpreendido com o raciocínio do dependente, respirei fundo para não rir e prossegui, prevendo que na minha carreira ainda enfrentaria momentos hilários por conta das tatuagens. Encerrada a audiência, diante apenas dos servidores, eu refleti: será que algum dia alguém vai perguntar para mim se eu vendo o “bagulho”? A risada foi geral…
Noutra oportunidade um réu acusado de estelionato lamentou muito por ter voltado a infringir a lei. Confesso, ele fez de tudo para demonstrar arrependimento e tradicionalmente pedir uma nova oportunidade para voltar ao convívio social. Ao final, suplicou: “Meritíssimo, só espero que me dê uma chance e que não me julgue pelas tatuagens que tenho pelo corpo!”. O mesmo escrevente e o mesmo promotor olharam para mim e aguardaram a minha reação. Não tive dúvida: fiquei de pé, exibi a tatuagem até então escondida sob a camisa e acalmei o interrogando: “fique tranquilo rapaz, só pelo fato de ser tatuado você não será condenado não”… Ninguém esperava que eu pudesse fazer aquilo. Mas a minha atitude reduziu a tensão e quem estava presente, ao mesmo tempo em que ficou surpreso, reagiu positivamente. Fiquei sabendo até que a advogada depois elogiou a minha postura…
Em outras oportunidades nas quais criminosos foram reconhecidos pelas vítimas e testemunhas principalmente por causa de tatuagens identificadoras, também tive de me controlar porque achei graça dos meus colegas de trabalho, que não perdem a oportunidade de fazer seus comentários bem-humorados sobre o elo que ainda existe entre a tatuagem e o mundo do crime, tudo para me provocar.

O fato é que além de eu ter feito o que desejava sem me preocupar com julgamento alheio (mesmo porque não prejudicaria ninguém), parece que ainda me divertirei bastante com isso tudo…

Fonte: Tintanapele

Minhas Tattos !


Abraço a todos, como autor do blog e ser apaixonado por tatuagens, não poderia deixar de fora as minhas tattoos, em breve farei um post dedicado ao meu parceiro Fabim Fritz.







quarta-feira, 16 de julho de 2014

Revista Almanaque Digital de Tatuagem 60 [07/14]

Você pode baixar a revista, ou pode folear ela por aqui mesmo, basta clicar na imagem abaixo para abrir em tela cheia ou nas extremidades para trocar as páginas por aqui mesmo 

Tatuador Niki Norberg e suas tatuagens realistas [Tattoo artist Niki Norberg and its realistic tattoos]


Niki Norberg é um sueco nascido em Rävlanda, e tatua desde 2001. Em 2007, Norberg passou a trabalhar lado a lado com a renomada artista Heidi Hay, no estúdio Heidi Hay Tattoo, que fica em Göteborg (ou Gothenburg),  e juntos organizaram o Gothenburg International Ink Festival. Finalmente, em 2012, Norberg se mudou para outro estúdio de grande reputação, o Wicked Tattoo, de Carl Löfqvist. Seus trabalhos realistas podem ser descritos como, no mínimo, incríveis!

Ironicamente, Niki não considerava a carreira de tatuador, apesar da insistência de seus amigos nos anos 90. Na época, existiam apenas dois estúdios em Gothenburg, mas ele não queria se tornar um aprendiz por acreditar que sua clientela se resumiria a metaleiros, prostitutas e criminosos. Apesar de seus amigos se oferecerem para comprar o material e serem cobaias, o artista preferiu continuar a fazer suas pinturas enquanto frequentava aulas de desenhos para histórias em quadrinhos.
A maior parte dos quadros de Niki eram realistas e era este o estilo que ele gostaria de tatuar, mas, segundo ele, as tatuagens de fotografias não atingiam o mesmo resultado que ele era capaz de conseguir nas pinturas.
Tudo mudou quando ele conheceu o trabalho de Paul Booth; seu nível de sombreamento e a forma como usava os tons de cinza refletiam o que Niki gostaria de fazer com a máquina de tatuagem. Contudo, nos primeiros cinco anos, Norberg tatuava mais estrelas, tribais e letras, a fim de aprender a técnica e ser capaz de colocar suas ideias em prática na pele de outras pessoas.
Procurando pela opinião de um tatuador mais experiente, ele então enviou fotos de seu trabalho para que Heidi Hay desse um feedback e, como resposta, a tatuadora lhe ofereceu um emprego em seu estúdio, perguntando quando ele poderia começar. Três meses depois, Niki estava tatuando no Heidi Hay Tattoo, onde ficou por cinco anos.

Apesar de sua especialidade ser claramente o realismo, o tatuador diz que não se importa em tatuar outros estilos, tendo inclusive um grupo de clientes fixos que só pedem tatuagens old school.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Tatuagem em barriga feminina[Tattoo on female belly]


Galera que acompanha o Arquivotattoo, hoje estamos com um post diferente, dedicado a amiga Ludirene Mattos que nos solicitou algumas imagens onde mostramos tatuagens femininas na barriga.

Faça como a Ludirene, gosta de algum estilo ou desenhos específico? pode nos enviar uma mensagem que atenderemos a todos os pedidos.

Um grande abraço da equipe Arquivotattoo!