segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Tatuagem e Gravidez! [tattoo and pregnancy]


Quando o assunto é tatuagem e gravidez, as dúvidas são grandes.
Pode fazer tatuagem na gravidez?
Tatuagem na barriga deforma depois da gravidez?
Quais são os riscos de uma tatuagem na gravidez?



Para começar a responder as perguntas, é preciso explicar que a gestação é um grande processo de mudança do corpo. O organismo da mulher está se adaptando a uma nova fase e gerando um bebê, o que torna tudo mais sensível e delicado. Por isso, a tatuagem acaba doendo mais nas gestantes, já que esse é um procedimento invasivo e perfura todas as camadas da derme.

Riscos de fazer uma tatuagem grávida

Mesmo que o estúdio de tatuagem siga todas as regras impostas pela ANVISA – esterilize as máquinas de tatuagem, trabalhe com agulhas e tintas descartáveis e use itens de higiene como luvas e máscara, o procedimento é arriscado. Afinal, entre os riscos de uma tatuagem estão a transmissão de doenças como hepatite B e C e HIV, doenças que podem ser transmitidas aos bebês através da troca de sangue que acontece pelo cordão umbilical.

Além dos riscos de contrair doenças, ainda são desconhecidas as consequências da tinta para o bebê em formação. Portanto, é melhor evitar uma tatuagem nos nove meses de gestação e enquanto a mãe estiver amamentando.

Consequências de uma gestação para a tatuagem

Outra questão que uma mulher deve levar em conta antes de fazer uma tatuagem na costela ou na barriga é se tem vontade de ser mãe. É sabido que durante a gravidez a pele estica e se houver tatuagens nestas regiões, elas esticarão junto.

O resultado destas combinações são tatuagens deformadas e com estrias. É possível retocar, mas é preciso de um profissional de qualidade e que o processo não tenha deformado demais a tattoo.

É necessário ainda levar em consideração que tatuagens feitas na barriga podem ficar completamente deformadas se a opção do nascimento for por uma cesariana, já que no processo de sutura da derme, as partes da tatuagem podem ficar em regiões diferentes.

Fonte: artenocorpo

0 comentários:

Postar um comentário